Encontros "BRASÍLIA, CIDADE CRIATIVA"

Encontros "BRASÍLIA, CIDADE CRIATIVA"
*** Economia da cultura no Distrito Federal ***
Ciclo de debates e Saraus para aproximar pessoas que se beneficiam com o desenvolvimento cultural de centros urbanos e cidades - produtores culturais, gestores, artistas, realizadores de eventos, turismólogos, urbanistas, empreendedores, investidores em projetos e intelectuais que pesquisam cidades criativas.
Mediação: João Reis - produtor cultural, pesquisador, músico e mestre em Psicologia.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CIDADES CRIATIVAS E A COPA NO BRASIL

CIDADES CRIATIVAS E A COPA NO BRASIL

A preparação para a copa no Brasil faz Brasília continuar no seu círculo virtuoso. Uma oportunidade óbvia para um grande leque de novos negócios e também para incentivar as empresas que buscam crescimento.

Cabe a nós incentivarmos a criação de empresas nos bairros em que moramos, porque isso valorizará a cidade como um todo. Ainda mais quando são bairros e cidades que ainda estão "nascendo", como Brasília e suas cidades satélites.

O crescimento do País e seu posicionamento como uma potência respeitada tem atraído investidores internacionais. Vemos esclarecimentos na Revista Exame desta quinzena, mostrando que imóveis em grandes capitais brasileiras tiveram valorização semelhante a grandes centros mundiais. Também vemos esclarecimentos da visão que o Ministério do Turismo tem do nosso País, mostrando suas ações planejadas desde já para aproveitar a visibilidade que o Brasil terá com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Empresas estabelecidas nos bairros levarão a valorização, já que o crescimento gera postos de trabalho, e quem trabalha quer casa. E todos precisam mais do que trabalho. Por isso, empresas que valorizam as pessoas, como as de produção cultural, são as que têm um grande potencial para valorizar Brasília e todas as suas cidades satélites.
Cidades consideradas como “cidades criativas” como Barcelona e bairros como a Broadway são conhecidos pelos seus atrativos culturais, gerando receita e valorização. E outros argumentos nos mostram o potencial da cultura para um bairro e uma cidade, como a afirmação do ministro da Cultura. Ele aponta a cultura como grande geradora de empregos, mais até do que a indústria automobilística, além de gerar 6,5% do nosso PIB. Um verdade que sentimos há anos, mas que apenas um dado econômico dá mais segurança em acreditar.
Como as cidades são feitas para as pessoas e pelas pessoas, proporcionar bons serviços no bairro ou na cidade é valorizá-las.

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