Encontros "BRASÍLIA, CIDADE CRIATIVA"

Encontros "BRASÍLIA, CIDADE CRIATIVA"
*** Economia da cultura no Distrito Federal ***
Ciclo de debates e Saraus para aproximar pessoas que se beneficiam com o desenvolvimento cultural de centros urbanos e cidades - produtores culturais, gestores, artistas, realizadores de eventos, turismólogos, urbanistas, empreendedores, investidores em projetos e intelectuais que pesquisam cidades criativas.
Mediação: João Reis - produtor cultural, pesquisador, músico e mestre em Psicologia.

terça-feira, 19 de abril de 2011

COMEMORANDO O ENCONTRO - UM FELIZ ANIVERSÁRIO

Comemorar o aniversário de Brasília é também parabenizar as pessoas que criam e recriam a cidade com sua presença, participação, moradia e cuidados.

Nestes recentes 51 anos, razões políticas e outras motivaram milhões de pessoas a viverem (e fazerem viver) Brasília. Então comemoremos o aniversário da chegada das pessoas a este planalto. Mesmo sabendo que o encontro entre os brasileiros de todos os cantos e o seu lugar já estivesse traçado em mentes de líderes visionários.

Seus moradores plantam nesse quintal, limpam as vidraças, põem canções onde o silêncio ou o sibililar dos ventos ocupam o espaço sonoro. Também formam sombras onde o sol ocupa-se do calor; regam onde a secura pede por preencher.

Feliz aniversário moradores, visitantes, turistas (não “povo”, nem “povão”, nem “líderes”, nem “políticos”, nem “funcionários públicos” ou “funcionários privados, apenas “Seres Humanos”) que fazem humana uma cidade.



O resultado da nossa vida aqui: a cidade.
Nascida para o encontro!

Construímos patrimônios materiais e imateriais, enquanto construímos nossa vida por aqui: os caminhos, as trilhas, os fios, o calendário, a sincronia de passos, as coreografias, o transitar, os contratos informais e os contratos formais, a linguagem e o sotaque. Tantos patrimônios!

Cada coisa por aqui que aniversaria é de ninguém e é de todos. Também passou a ser dos “estrangeiros”, que viram se materializar pontos nas suas rotas atemporais, no seu destino, entre tantos mapas e linhas imaginárias do Globo Terrestre. Tratados internacionais, atemporais, universais já compartilham há tempo das nossas datas, da nossa agenda, do espaço acústico e da rotação que esse ponto no mapa desenha no universo.

Parabéns, feliz aniversario e muitas alegrias para cada morador que se viu tentado a vir para cá nesses recentes 51 anos. Também para o que se viu seduzido a encontrar seus monumentos a cada dia, recriando-os; para os que abençoam as pessoas por tratarem bem o local em que passarão o tempo e por onde deixarão outras marcas; para os que fazem, da sua sincronia e coreografia, as festas; para os que trabalham sobre ideias e ideais para um futuro em que não mais estarão aqui. E para os que herdarão uma geografia, geometria, rota, moradia, passeio, estada, e vida alterada pela vida.

Viva Brasília sempre viva!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário